O ideal para a situação de habilitação suspensa, e prevenção da cassação da Carteira de Habilitação (CNH) é simplesmente parar de dirigir. Porém para para muitos brasileiros que necessitam dirigir para seu sustento, é impossível simplesmente parar de dirigir do dia pra noite.
Uma vez que a CNH for suspensa, seja por ultrapassar os pontos da CNH ou por qualquer outro motivo, caso o motorista continue dirigindo nesta situação irregular, poderá perder o direito de dirigir por até 2 anos (cassação).
Muitas vezes o motorista não está ciente da situação de irregularidade, por não receber esta informação de forma rápida (geralmente recebida através de carta dos correios). Sendo assim o problema tende a ser agravar caso for pego dirigindo com a habilitação suspensa.
Consulte se sua habilitação está suspensa clicando aqui.
Motivos da habilitação suspensa:
De acordo com o Detran, a o processo de cassação da habilitação após 12 de abril de 2021, quando entrou em vigor a Lei Federal 14.071/20, se dá aos seguintes motivos:
- quando o condutor atinge 20 ou mais pontos em seu prontuário, pelo enquadramento no Art. 261, §1º, do CTB:
– 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
– 30 pontos para quem possuir uma infração gravíssima;
– 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações gravíssimas;
– 40 pontos para motoristas profissionais, independente da gravidade.
- quando o condutor cometer qualquer infração de trânsito com previsão legal da suspensão do direito de dirigir;
- por determinação judicial.
Se você utiliza seu veículo para trabalho, fique de olho, e se possível, verifique regularmente a situação da sua CNH. Salve nosso link de consulta por CPF ou consulta por Placa aos seus favoritos e tenha sempre em mãos uma forma rápida para pesquisar e agir contra a suspensão da sua CNH.